Teste Anuncio Buga

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Perguntando ao Dr. Google...

Dr. Google, Qual a quantidade ideal de papinha para um bebê de 6 meses?

Eis que o Vinny começou a adaptação no berçário no dia 8 de outubro. 
Quando foi servida o que seria a primeira refeição dele no local, uma papa de mamão, levei um susto: a tigela era tão grande que daria (é sério!!) para servir lanche da manhã para ele por uns 4 ou 5 dias!!
Tentei explicar isso para a monitora, frustrada depois que ele aceitou umas 5 colheradas da papa e não quis mais nem olhar para a colher. Ela acabou me dizendo que os bebês de 7 meses "já comiam aquela tigela T-O-D-A e algumas vezes pediam mais". Eu sabia que em um mês meu filho não teria aumentado em 400% sua capacidade de comer fruta pela manhã.
Pronto! Bastou para essa mãe insegura aqui, que até então acreditava (baseada em opiniões científicas) que o filho comia BEM, passar a achar (baseada na opinião de uma nova categoria das já conhecidas palpiteiras) que ele não comia N-A-D-A.



Comecei a fazer toda uma indagação existencial: "qual é a quantidade ideal de papinha para um bebê de 6 meses que já passou da fase de introdução de alimentos?".

- Poxa, mas você não era pediatra??

Sim. Mas não, a faculdade de pediatria não me ensinou a responder essa pergunta em números absolutos. Aprendi que o bebê vai aprendendo a comer aos poucos, nós devemos respeitar seus sinais de fome e saciedade, ele irá evoluindo na aceitação, enquanto isso nós damos o peito (ou a fórmula) e tudo dará certo. E assim estava indo aqui (e continua, ufa!) até eu ver aquela tigela.
Agora eu era mãe e PRECISAVA de um número. Ponto. Pra piorar, o ganho de peso do Vinny estava no limite inferior da normalidade (que ainda é normal, mas podia ser um tiquinho maior!).  Comecei a pirar que ele comia pouco e eu não estava percebendo. #ALoka
Perguntei para a pediatra dele, que foi categórica: "5 colheres de sopa é uma refeição satisfatória". Cinco colheres. Um número místico? Colheres cheias, meio cheias ou rasas? Papinha consistente ou sopa rala? Muitas dúvidas...

Parti para um estudo multicêntrico. Onde? Nos fóruns de mães loucas do Dr. Google, em que mães inseguras perguntam e mães palpiteiras respondem de forma a deixar as primeiras ainda mais inseguras. O Buga querendo me matar...
Então descobri que há informações totalmente bizarras e discordantes nesse tipo de fórum. Ok, na verdade eu já sabia disso. Mas eles estão entre os primeiros resultados que aparecem quando uma mãe (sim, ele sabe!) faz ao Google uma pergunta cretina. O mais curioso é que há muito pouca informação de leigos em medidas objetivas. Fui apresentada a novas e curiosas unidades de medidas. Caramba, será que é tão difícil uniformizar as medidas em mililitros??? Seguem alguns exemplos de unidades maternas de medida: 
  • Potinho da Nestlé.
  • Potinho maior da Nestlé.
  • Tigela "tipo de açaí".
  • Prato de sopa Lillo.
  • Concha.
(Essa foto não é minha gente, achei no Google, é um anúncio do Mercado Livre!)

Eis um pouco do que eu li:

Sobre bebês de 6 meses:
"almoça a quantidade de 1 potinho grande da Nestlé de sopinha e come 1 potinho peq de frutinha"
FONTE: Fórum e-family

"O pediatra dele falou que a quantidade p/ dar é de 240ml, só que é muita papinha!!!"
"Come quase 300ml de papa salgada e frutas as vezes eh um mamao inteiro ou um pessego grande..."
"comecei dar papinhas salgadas com 6 meses tb e a medida foi aquele potinho de 120grs da Nestle. Na segunda semana ja estava ccomendo 2 potinhos, um total de 240grs, ela mesmo ficava com a boquinha aberta tipo " quero +"
"MEU MEDICO DISSE 240G MAS NA REAL ELA COME UMAS 100 ACHO"
"o pediatra disse que ele deve comer de cinco colherinhas de chá até um pires de papinha."
FONTE: Fórum Babycenter

Sobre bebes de 7 meses:

"A L. come bastante ja, por volta de uns 300/400ml."
"A. come a quantidade de um potinho da Nestlé..."
"A S. come o equivalente à 2 potinhos da Nestlé por refeição. O pediatra dela disse que está ótimo esta qtde."
FONTE: Fórum Babycenter

"nossa, a minha come apenas 4 colheres de sopa, foi a indicação que recebi e ela não passa disso, na verdade quando come tudo, até estranho."
"o meu come um potinho e meio da Nestlé.... "
"o meu come um pote e meio no almoço e janta dou só um potinho!!!!"
"meu bb come em media umas 10 colheres de sopa."
"Papinha salgada ela come 200ml, 2x ao dia (às 11h e às 18h) e não dispensa a sobremesa."
"eu faço 500ml pro almoço e janta, ela come quase tudo, mas sempre sobra um pouco..."
"S. come um prato de sopa "LILLO" cheio..."
FONTE: Fórum e-family

Usar potinho da Nestlé para medir o quanto um bebê come? Ah, não, me recuso!!! Muitas escrevem "eu uso o potinho da Nestlé como medida mas dou a papinha caseira". Sei. Super prático enfiar e tirar papinha naquele pote só para medir, né?! Como diz um grande amigo meu (Júlio/Jiu) : "eu finjo que acredito e você finge que não sabe que eu sei que você está mentindo".

OK, sou contra o uso dessas papinhas na rotina alimentar dos pequenos, mas uma coisa eu posso garantir: a Nestlé deve ter pesquisado, e muito, para definir os tamanhos daqueles frascos de papinha. Nem me passa pela cabeça que o volume deles foi definido de forma aleatória.

Pronto, lá foi a Juliana encher um potinho da Nestlé vazio de água e medir: 120 ml. Pronto,  temos um ponto de partida. Passei a medir aproximadamente o quanto o Vinny comia, com 6 meses e uma semana. O resultado: 100 a 120 ml!!! Quando comia bem MESMO, eram 140 ml.

Eu observava o pratinho em que ele come, via onde estava a marca da papinha na primeira vez que servia e em porção adicional, quando havia. Depois que ele comia e estava tranquilo, eu preenchia o pratinho com água e jogava num copo medidor desses de culinária (pode ser na mamadeira também). 

A medida em ml é mais segura, pois a saciedade dos bebês está muito mais ligada ao volume ingerido que ao número de calorias consumidas. Por isso cuidado: uma sopa mais rala pode saciar a criança da mesma forma que uma papinha espessa com o consumo do mesmo volume, mas a quantidade final de calorias oferecidas na sopa rala pode ser insuficiente para gerar um ganho de peso adequado, se esse tipo de dieta "diluida" for mantido repetidamente. Por isso (e também para o correto desenvolvimento da deglutição) escrevi aqui que as papinhas devem ter a consistência mais espessa que a criança aceitar. Juro que já atendi bebês cujas mães batiam e diluíam a dieta para que o filho sugasse o almoço numa mamadeira de bico alargado. Afinal, ficar dando comida na colher era "trabalho demais" para elas.

Em poucos dias relaxei por ter certeza de que o Vinny ficava saciado com quantidades quase constantes de papinha, entre 120 e 140 ml, que pouco tempo depois já eram 150 ml. Não quero nem acho que meu filho deva comer o dobro disso por enquanto. Saber identificar a saciedade é ótimo para ele, e uma arte que seus pais definitivamente não dominam.

Hoje, aos 7 meses, ele está comendo normalmente 170 ml. Não dá para medir em colheres de sopa pois a consistência da papa pode fazer essa medida variar muito em volume. Eu hoje tenho outro parâmetro de medida: um conjunto de 3 tigelinhas da Munchkin que deixa clara a evolução do apetite dele. A papa salgada que ele come já não cabe mais no pote menor.
Aqui em casa, o medo do ganho peso limítrofe divide espaço com o medo de superalimentar o Vinny. Por sorte nossa, já que somos gordinhos, ele pelo jeito não tende a ser um super-comilão.

O objetivo desse post foi exemplificar que encontramos de tudo na Internet. Ao perguntar como uma leiga ao Dr. Google o quanto "seria correto" o meu filho comer, encontrei respostas corretas, mas também respostas bizarras como como 300 ou 400 ml numa refeição. Comparações com esse tipo de resposta inconsequente podem deixar uma mãe que já está perdida completamente louca, com consequências diretas para os bebês. CUIDADO.

8 comentários:

  1. Oi Ju !
    Muito interessante sua dúvida . Também já me perguntei qual a quantidade ideal , mas não tive tempo de pesquisar, já que estou no terceiro e último. Eu vou dando papinha/fruta/etc até ela encher a barriguinha e pronto . A natureza é sábia. mas achei muito divertida a sua busca. Beijo, Luciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Lu, eu me pego fazendo cada coisa... Mas no fim o Vinicius come até ficar saciado e está ganhando peso devagar e sempre, no ritmo dele... Beijo!

      Excluir
  2. Adorei!!! Mas, fiquei surpresa com essas quantidades... Sempre achei que o Gustavo comesse demais, porém, perto desses bebês ele se tornou praticamente anorexico rsrsrs... Com 1ano e 1mês ele come 5 colheres de sopa de comida. Só de vez em quando ele repete, mas nem faço questão, pois sempre imaginei que seu estômago fosse pequeno e que 5 colheres de sopa de comida (quantidade que ele aceita) o saciaria bem. Na verdade, eu achava até que era muito mesmo...
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Núbia, mas esses exemplos aí são meio bizarros!! Imagina, 7 meses comendo 300 a 400 ml de papinha? Que horror... Pode deixar o Gustavo repetir se quiser!!

      Excluir
  3. Mãe eh um ser surtado, mãe pediatra eh uma raça insana por natureza, Ju. Eu também já me peguei pensando se a Denise comia bem, depois fui pelos potinhos da Nestle, agora sei que comeu bem se a barriga fica bem redondinha. :) super objetiva :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estou considerando a barriga cheia também, Paolla!! Incrível como nos pegamos duvidando de tudo o que aprendemos, né?

      Excluir
  4. Poxa, muito obrigada. Minha filha começou a comer papinha salgada ontem. Até que quando começou com as frutas, fiquei tranquila, mas ontem tive muitas dúvidas quanto à quantidade. Ela comeu em torno de 120 ml e dei um pedacinho de laranja para chupar, de sobremesa. Após 3 horas, deu sinal de fome. Dei o leite, mamou, mas ficou regurgitando e parecia inchada. Hoje dei 140 ml. Comeu tudo. Não dei sobremesa. Após duas horas e meia, estava morrendo de fome. Enrolei um pouco para chegar a 3 horas de intervalo. Mamou e dormiu. Acho que vou insistir nos 140 amanhã e ver se funciona. Não quero que fique entupida, mas também não pode ficar insatisfeita. Que difícil...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Gandhia,
      Está para completar um ano que escrevi esse post! Que bom saber que alguém o encontrou e que foi útil.
      O peristaltismo do bebê é diferente do nosso e a consistência das papas o acelera ainda mais... É esperado que em 2,5 a 3 horas ela esteja com fome novamente, ainda mais nesse começo. Quando ela chegar no limite dela e recusar, insista pouco até estar certa de que ela não quer mesmo. Ensinar a criança a reconhecer a saciedade é também muito importante!

      Volte sempre!

      Excluir