Teste Anuncio Buga

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Administrando 2600 fraldas

2600 fraldas?
Pois é. Esse foi o saldo final do meu Chá de Fraldas e de um "café da manhã de fraldas" que fizeram pra mim no trabalho. Na verdade um número entre 2600 e 2700.



(Olha lá o pacote das famosas Baby Mania sob a minha mão esquerda!!)


Meu apartamento ficou cheio de pacotes de fraldas por todos os lados, incluindo o sofá, a mesa de jantar e o berço do Vinny.
No meu Chá de Fraldas pedi Pampers e Turma da Mônica, mas no trabalho houve uma pequena variação. Fora que eu não sabia até então da existência e vagabundagem da Pampers Supersec.
Fui pensando em onde estocar aquelas fraldas todas, de tamanhos P (poucas), M, G e XG. Percebi que se começasse a guardar aleatoriamente correria um grande risco de, com meu filho com 9 kg, eu encontrar um pacote P enfiado no fundo do armário.
Aquilo evidentemente precisava de uma ordem. E eu também tinha uma curiosidade em saber o real consumo BRUTO de fraldas de um bebê.


 

Comecei a fazer uma planilha no Excel para tentar por ordem na bagunça. Não demorou muito para que eu percebesse que cada marca faz fraldas com um padrão de tamanho. O tamanho P das fraldas da linha da Turma da Mônica são indicados para até 6 kg, enquanto as da Pampers teoricamente até 8 kg. Outra coisa que variava era o número de fraldas por pacote, mesmo entre fraldas de mesma marca e tamanho (recorde para a maledeta Pampers Supersec). E assim elas iam irritantemente variando só pra tornar meu controle de estoque mais desafiador. 
Decidi que as fraldas menores ficariam basicamente numa metade do armário do Vinny e nos nichos sob o trocador. As G e XG na parte de cima do armário, onde não atrapalhariam. As M e as P e G que não couberam nos respectivos locais colocaria sob a bancada do escritório, onde tinha bastante espaço.
Separei a montanha de pacotes em 3 montes. O primeiro com RN, XP (Pampers) e P,  o segundo com as M e o terceiro com G e XG.


Fiz a planilha colocando as fraldas na ordem exata em que deveriam ser utilizadas considerando o peso indicado, de cima para baixo. Uma coluna trazia o tamanho (RN, P, M, G...), outra o peso indicado pelo fabricante, depois o número de pacotes que eu tinha (dos variados tamanhos), o número total de unidades de fraldas, o número de fraldas já consumidas, o número restante (que vai virando zero de cima para baixo) e o peso do Vinny quando começou a utilizar cada tipo. Lá embaixo e Excel somou quantas fraldas eu tinha e vai somando quantas o Vinny usa. Há uma última coluna para observações do tipo "vaza", boa para noite, etc.
De vez em quando reorganizo o estoque, tirando pacotes que vão do escritório para o armário, sempre na ordem que devem ser utilizadas.
Com muito custo dei uma adaptada nela para caber aqui bem formatada e importei-a. Se alguém se interessar, pode me enviar o e-mail e eu mando a planilha funcionando só para completar! 

Vantagens que vimos com esse método:
  • Sei exatamente quantos pacotes de cada tamanho tenho e já usei, evitando que meu filho cresça e algum pacote fique perdido pela casa.
  • Sei a ordem em que tenho que utilizar as fraldas para um melhor aproveitamento. Claro que eu vou adaptando, depois que sei que uma é muito porcaria e outra pode usar tranquilamente à noite.
  • Satisfaço a minha curiosidade em saber quantas fraldas já trocamos.
  • Tenho a média de consumo do MEU FILHO, que é maior que as que o pessoal cita por aí. 
  • Não preciso ficar procurando, caçando e tentando entender a complexidade das variações de tamanho agora que o Vinny ocupa quase todo o meu tempo. Basta manter a planilha atualizada.
Até hoje só tive que comprar uns pacotes RN e XP, e aquele pacote Equate que eu comprei pra testar. 

Quer mais dicas malucas sobre como administrar da melhor forma possível uma montanha de fraldas diferentes? Clique aqui e conheça o meu "sistema das três fraldas".



MARCA Cor/Tipo TAMANHO PESO PACOTES UNIDADES CONSUMO RESTAM Vinny
PomPom maternidade RN x 0 7 7 0 3600
Mônica Azul - Soft Touch RN até 4 4 72 72 0 3700
Pampers Verde RN até 4,5 1 40 40 0 3700
Pampers Verde XP até 6  2 76 76 0 4200
Mônica Lilás - Soft Touch P até 6  2 56 56 0 4000
Mônica Azul - Tripla proteção P até 6  2 72 72 0 4300
Pampers Vermelha - Supersec  P até 6  1 36 36 0 4100
Pampers Verde P até 8 2 116 116 0 4800
Pampers Vermelha - Supersec  M 4 a 9 8 276 276 0 4700
Looney Tunes Unico M 5 a 9 1 26 26 0 5300
Baby Mania Unico M 5 a 10 1 50 50 0 5700
Equate M 5 a10 1 54 54 0 6300
Mônica Azul - Tripla proteção M 5,5 a 9,5  14 558 70 488 6600
Mônica Lilás - Soft Touch M 5,5 a 9,5  6 224 101 123 5300
Pampers Verde M 6 a 11 5 318 0 318
Pampers Azul - Diurna e noturna M 6 a 11 1 52 0 52
Mônica Azul - Tripla proteção G 9 a 12,5 11 376 0 376
Mônica Lilás - Soft Touch G 9 a 12,5 1 20 0 20
Pampers Verde G 9 a 14 3 104 0 104
Pampers Vermelha - Supersec  G 9 a 14 3 94 0 94
Pampers Verde XG 12 a 16 1 38 0 38

5 comentários:

  1. Legal...Fiz coisa parecida e achei que só eu que era "louca" rsssss Beijos!

    ResponderExcluir
  2. você pode encaminhar sua planilha para o meu e-mail? estou totalmente perdida....
    vcrisousa@gmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Olá.. podes enviar a sua planilha para meu email? Obrigada! mymykinhah@hotmail.com

    ResponderExcluir