Teste Anuncio Buga

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

A escolinha, a roupa suja e a histeria materna.

Agora alguns acontecimentos do dia a dia me dão um impulso súbito para escrever aqui.

Há um tempo atrás uma amiga minha me colocou num grupo desses do Facebook que era composto por mães do bairro onde moramos. Notei rápido que a coisa beirava a histeria e a palpitação na vida alheia, com umas líderes e tal... Quem já leu um pouco do que escrevo aqui sabe que eu odeio as palpiteiras, né?! Acabei abandonando esse grupo de loucas depois de um levante contra pediatras em geral e a favor da auto medicação segundo palpites virtuais. Era demais para eu me manter calada.

Mas me lembro especialmente de um post histérico de uma maluca mãe, ilustrado por várias fotos de uma calça branca suja. A moça estava indignada pois a princesinha dela, de um ano e pouco, havia voltado da escolinha com a fralda com cocô e as barras (sim, ali perto dos pezinhos que acabam de descobrir sua real função) sujinhas de terra. Bastou para que um bando de loucas outras mães iniciassem uma série de comentários apoiando a indignação e o absurdo daquilo. Fiquei quieta, como sempre, só observando e pensando coisas... Como pediatra, é bom às vezes se infiltrar entre mães para ter idéia do nível da histeria do mundo. Histeria sim, pois é assim que eu defino um post reclamando que a filha faz cocô e está caminhando na terra.


Se eu encontrasse uma doida pessoa dessas na rua, meus questionamentos seriam:
1) Qual o problema com o cocô? Sinal de que ela comeu bem, que o reflexo gastro-cólico está em dia, que o intestino funciona. Delícia.
2) Na sua casa ela nunca fez cocô logo após uma troca? A fralda nunca vazou um pouquinho? Estranho...
3) Se vai se incomodar com a calça suja, por que mandou uma calça branca? Por que não fez a barra?
4) Você acharia melhor que proibissem sua filha de andar na terra para que a calça fique impecável?
5) A senhora quis ter filho para quê mesmo? Glamourizar na Lilica Ripilica?

Mas enfim... O fato é que anteontem me vi numa situação parecida, só que ao contrário.

Fui buscar o Vinny no berçário anteontem. Berçário que foi escolhido exatamente por ter grama, terra, muito verde e coelhos. Então uma das cuidadoras (a minha preferida) começou a me pedir desculpas porque a roupinha que ele vestia de manhã tinha ficado muito sujo de fruta. Gente, ela me pediu desculpas uma 6 vezes!!!

Então fui tentar entender o porquê... Basicamente, ele comeu metade da papa de mamão e aparentou estar satisfeito. (pausa: em casa ele anda recusando mamão!!) Ela retirou o babador para lavar. Feito isso, tentou oferecer o restante da fruta por desencargo e... Ele resolveu comer a outra metade da papa!! Repito: em casa ele anda fazendo careta para mamão.

Então ela se desculpava porque na segunda metade ele sujou a tal roupa, e eu só pensava: "Sapeca! Então aqui você come mamão?!". Então questionei o porquê de tantas justificativas, já que eu estava era feliz por ele comer o mamão.

"Ah, é porque tem mãe que reclama"

WHAT????? Não basta terceirizar o dia do filho, não ter que trocar umas 4 fraldas/dia, não ter que rolar no chão de E.V.A., ou dar o banho da tarde, cozinhar papinha, amassar fruta, pensar no cardápio do dia... A MULHER AINDA ACHA RUIM TER QUE TIRAR MANCHA DE UMA ROUPINHA???? Que gente é essa meodeos???

Assim que matriculei o Vinny na escolinha visitei umas lojas populares e comprei uma baciada de roupinhas bem baratas, exatamente esperando que elas voltassem estragadas de lá, sinalizando que meu filho teve um dia feliz.

Eu tenho pena dos filhos dessas criaturas, privados dos prazeres de se lambuzar de fruta sem ligar para a roupa com 10 meses de vida. Pena mesmo. Para mim, as mães deles estão na mesma categoria das que colocam sapatinhos nos cachorros: não entenderam nada da naturalidade das coisas.
Mas eu tenho mais pena de nós mães dos sujinhos felizes. Porque a voz das histéricas dos filhos impecáveis na diretoria dos berçários é certamente mais alta que os nossos pedidos de "deixem nossos filhos se lambuzarem em paz!".


E como o fator econômico impera, tenho medo de que o meu filho esteja sendo privado de se lambuzar devido a mais uma generalização injusta. Para evitar o escândalo das mães histéricas que não entenderam nada, melhor não deixar ninguém se sujar, certo? Afinal, o berçário não conhece o perfil de histeria de cada uma de nós.

Da minha parte, vou brigar para que eu meu filho se suje em paz. Loucas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário