Teste Anuncio Buga

domingo, 4 de novembro de 2012

Papa de frango com quiabo.

(Para ver a lista completa dos posts sobre alimentação e sugestões de papinhas clique aqui)

Essa papinha é uma homenagem ao meu pai, que dia 31/10 perdeu a mãe biológica. Ensopado de frango com quiabo, comida típica mineira, é o prato preferido dele.


Embora eu não seja fã de quiabo, eu como, e às vezes até gosto. Mas nunca havia sequer comprado, quanto mais preparado em casa. Ah, aquela baba que ele solta... Eca!! Mas, para não passar a minha birra para frente, chegou a hora de apresentar o quiabo ao Vinny.

Você pode comprar o quiabo numa quantidade boa, picar, cozinhar até ficar bem molinho, escorrer e congelar. Foi o que fiz, depois de comprar o quiabo já picado (obrigada, Oba!). 

INGREDIENTES:
Cebola picada (1/3 unidade média)
Azeite
Peito de frango (1 filé médio)
Quiabo picado (um punhado - mão cheia)
Arroz (um punhado - mão cheia)
Feijão branco (um punhado - mão cheia)
Cenoura (1 unidade média)
Espinafre
Louro em pó
Ervas finas
Sal (quase nada)

Deixei o feijão de molho por umas 6 horas, trocando a água. Cozinhei o feijão e a cenoura na panela de pressão por 20 minutos e reservei a água. O feijão ficou bem molinho.



Cozinhei o frango em água e desfiei. 

Em outra panela, o de sempre: refoguei a cebola picada no azeite e dourei o frango desfiado. Juntei o arroz e o quiabo (que estava previamente cozido e congelado) e fui adicionando a água do feijão.


Juntei o feijão e a cenoura, que eu tinha escorrido, e cozinhei em fogo baixo mexendo regularmente (caso contrário gruda uma massaroca no fundo que pode queimar!!).
Depois de cozinhar bem, o arroz já inchadão e dissolvendo, acrescentei o espinafre, completei a água e temperei.



Passei tudo rapidinho no meu querido processador e o resultado final foi o dessa foto abaixo:



Desculpem-me os xiitas: minha papinha processada tem grão partidos de arroz, fiapos de frango, sementes de quiabo e fiapos de espinafre, mas tem que ficar homogênea assim para o meu querido não engasgar e desistir rapidinho de comer.
Olha, mesmo pra quem não gosta muito de quiabo, ficou bem boa! Vinicius, que se recuperava de uma gripe, adorou.

Qual o volume final de papinha? Olha aí:

   
Os potinhos menores tem 150 ml e os maiores (incompletos) tem capacidade de 300 ml. 



2 comentários:

  1. Olá, Juliana!
    Para 'cortar' a baba do quiabo, esprema um pouco de limão durante o preparo da comida. Corta mesmo, eu já experimentei!
    O quiabo assado é outra opção deliciosa, e sem nada de baba: basta cortá-lo em "rodelinhas" e colocar para assar, sem nada. FIca uma delícia na comida ou na salada!
    Abraços,
    Ludimila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ludmila! Obrigada pela visita e pelas dicas!!
      O truque do limão (ou vinagre) eu já conhecia, mas deixando de molho antes. Mas eu quis enfrentar a baba mesmo!! Kkkk. Foi bom pois acabou dando uma "liga" na papinha, que ficou bem consistente.
      Já essa de assar o quiabo eu nunca tinha escutado!! Vou testar sem falta, deve ficar bom!

      Excluir