Teste Anuncio Buga

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Primeiro passo: equipando a cozinha.

Eu tenho a sorte de adorar cozinhar, especialmente sopas. Na verdade não acho realmente que é sorte, e sim uma parte da educação que recebemos em casa: minha mãe cozinha muito e acompanhá-la na cozinha sempre fez parte do meu cotidiano. Na casa da minha sogra foi o contrário. Ela não cozinha, apenas a avó do marido, e ela nunca quer ajuda. Resultado, o Buga foi tentar se aventurar na cozinha somente depois de casado.
Mas se você tem um bebê que vai começar a conhecer os alimentos e não tem quase noção de cozinha, chegou a hora de se dedicar a essa importante missão. Lembre-se que o hábito alimentar aprendido errado é muito difícil de corrigir depois.  

Em tempo: se você for daqueles que acha que é certo manter um bebê com papinhas Nestlé e Mucilon®, farináceos e afins,  por favor vá ler o blog de outra pessoa. Não tenho nem paciência pra conversar sobre isso.

Por onde começar? Que tal checando se sua cozinha está bem equipada para a produção das papinhas?

Fiz uma pequena lista ilustrada de itens que serão úteis para produzir o cardápio dos bebês. Alguns são fundamentais, outros só facilitam muito o processo. Quem cozinha com regularidade deve ter quase tudo, eu mesma só comprei os potinhos. Claro que fogão, panelas, colheres e tigelas são indispensáveis. 
  • Tábua de corte, faca boa e um amolador que você saiba usar. Opcional facilitador: descascador de legumes (esse é da marca Keita, você compra em mercados e até em lojinhas de R$ 1,99).

  • Peneiras variadas. As plásticas fininhas servem para coar sucos que podem entupir os bicos. As mais grossas servem para passar as papinhas no início da introdução dos alimentos. 

  • Amassadores. Você pode usar essa peça única que é tipo um socador ou pode usar os de batata, como esse de alumínio. Os últimos exigem um pouco menos de esforço pra usar, e um pouco mais pra limpar. 

  • Micro potinhos diversos. Tamanho suficiente para duas porções. Sim, eu estou congelando as papinhas. Na maioria das vezes somente os ingredientes pré cozidos, faltando misturar e temperar. Compro os mais baratinhos mesmo, nada de super investimentos. Se mancharem ou trincarem vão para o lixo sem piedade. Na hora de aquecer transfiro para panela (fogão) ou recipiente de vidro (microondas). PS: só vale para quem tem freezer. 


  • Panela para cozinhar no vapor. Totalmente opcional, mas eu não fico mais sem ela. Essa da foto é uma panela elétrica de arroz, que vem com a bandeja para o vapor. Mas há panelas que vem com uma peça de encaixe furadinha e permitem o uso no fogão.

  • Mini processador. Execrado pela pediatria xiita, assim como seu primo liquidificador. Eu mais uma vez voltei atrás nos meus dogmas pediátricos depois que o Vinny começou a engasgar com as papinhas amassadas. Dei um passo para trás na consistência, mas com o uso desse meu amiguinho já consegui dar carne e espinafre pra ele.

Conforme for lembrando de mais alguma coisa vou atualizando a lista.

2 comentários:

  1. Oi Ju, sorte sua gostar de cozinha, porque eu detesto e agora estou penando com as papinhas (kkkkk), mas eu uso um mixer da Walita, sabe qual, é otimo, tritura/amassa muito bem e é muito fácil de limpar.
    Bjs,
    Iara, mãe do João

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iara! Eu tinha um mixer desses quando morava em São Paulo, mas quando mudei para BrasIlia, onde a rede é 220V, me desfiz dele. Já tinha até esquecido!! Ótima dica, obrigada!!

      Excluir