Teste Anuncio Buga

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Ensinando o bebê a tomar água.

(Quer ver a lista de posts sobre alimentação e sugestões de papinhas? Clique aqui)

"Basta oferecer água e ele aceitará." Mais uma das mentiras que eu aprendi na faculdade. 
Tomar água... uma coisa automática, assim como mamar no peito, sabem? Segundo os livros, o bebê nasce sabendo!
Funciona assim: você inicia a alimentação complementar, passa a oferecer água, e os bebês simplesmente tomam.




Pois é... aqui não foi bem assim. 
Comecei a oferecer água quando o Vinny passou a precisar de mais fórmula como complemento. A aceitação foi ZERO, mas era de se esperar: as fórmulas infantis, quando adequadamente diluidas, apresentam proporção hídrica adequada, e por isso os bebês não costumam sentir sede nos intervalos.

Então introduzi as frutas e pensei que ele passaria a aceitar a água. Aceitação de suco de laranja 100%, 100 ml de uma vez. Mas água? NADA. Ainda me olhava com uma carinha de "Pô, mãe, acho que você esqueceu de misturar aquele pozinho!". OK, dentro da normalidade, as frutas contém muita água e ele continuava mamando no seio em livre demanda. Beleza.

Chegou a hora das papas salgadas. Sim, com sal, cloreto de SÓDIO. Agora a pessoa precisa tomar água, certo?! Humpf! Enchi uma mamadeira pequena com esperançosos 100 ml de água. Ele não tomou nem 10, num dia inteiro, de gota em gota. Troquei por suco de laranja: tomou tudo.

Então, virei a loka da mamadeira milimetrada. Todo dia encho a bendita com 100 ml e vou oferecendo. Quando troco a água, vejo o volume restante e completo com o mesmo volume, pra saber exatamente quanto ele aceitou num dia. Coisas de quem quer saber como a coisa realmente funciona.

Gente, o máximo que ele já aceitou num dia foi 40 ml. Juro. E era um dia em que Brasília queimava em brasas com 16% de umidade relativa do ar.

Limitei o suco de laranja a uma vez por dia, já que ele continua aceitando quanto eu oferecer. Não quero criar uma criança que não toma água se não tiver açúcar alguma coisa diluida nela. Meu marido era assim, tomava Ki-suco® pra não tomar água pura. Coisas de menino criado por avó excessivamente permissiva. Agora é que resolveu entrar na linha.

Agora é que começou a dar uns goles com mais vontade, mas tipo uns 10 ml por vez, quando quer.
Só não fico preocupada porque ele continua mamando no peito, e o xixi é abundante e claro, sinal de que está ingerindo água em quantidade adequada. Mas vou continuar medindo!  

Atualizando... 19/09/2012: 50 ml de água. Leite materno à vontade.
                        15/10/2012: 70 ml de água só depois de voltar do berçário. Leite materno à vontade.

Um comentário:

  1. Ju, eu também já fui a louca da mamadeira milimetrada e o que posso dizer é que um dia eles aprendem a tomar água...

    ResponderExcluir