Teste Anuncio Buga

segunda-feira, 9 de julho de 2012

As temidas cólicas do lactente.


Primeiro devo confessar que quando ainda fazia plantão em pronto socorro, eu recriminava as mães que ali apareciam, tarde da noite, com seus bebês tão pequenos imunes a nada, por conta de dor na barriga.  Os bebês chegavam, invariavelmente, dormindo, o que é bem esperado depois de um gostoso passeio de carro. “Ora bolas, são cólicas. O que ela veio fazer aqui? Arriscar o menino num PS por isso?”, pensava eu. Ficha rápida, orientações de sempre, HD de dor abdominal, CID R10, receita de Luftal, pode comprar genérico, boa noite, tchau.

Agora que sou mãe, depois da primeira crise de cólicas do meu filho, sei que elas me procuravam para ter alguém pra dividir o colo para o bebê, e eu substituiria a coisa toda por um abraço. Porque era um abraço e um ombro pra desabar que eu queria quando o Vinny adormeceu, cansado de tanto chorar, apesar de terntarmos tudo o que havia disponível.

Quase 90 dias depois, sei mais do que sabia antes, como pediatra. Principalmente em como lidar com as crises quando quem chora é um querido seu. Mais uma vez, para quem ainda tinha dúvidas: a pediatria não nos ensina a ser mães. No máximo dá uma facilitada em alguns momentos.

Para esse item em específico, valeu o que eu aprendi na faculdade. Cada criança tem uma sensibilidade e reage a determinados alimentos que a mãe ingere, embora alguns pareçam unanimidades. Não adianta pegar a lista das (palpiteiras) amigas e tentar prevenir, parando de comer tudo o que for relatado como alimento proibido.

As cólicas são "normais" (ou como nós médicos chamamos: fisiológicas) nos primeiros 3 meses de vida dos bebês. Trata-se de um processo natural de adaptação do intestino dele à rotina da digestão. Por isso não são indicados medicamentos anti-espasmódicos (tipo Buscopan), que atrapalhariam o desenvolvimento natural dos movimentos peristálticos, necessário para que depois o intestino da criança funcione adequadamente.

Deve-se sempre ter em mente que, MESMO QUE VOCÊ NÃO COMA NADA, seu bebê terá episódios de cólicas nos primeiros 90 dias de vida. Não tem como evitar. No entanto, a piora na frequência e intensidade das crises é evidente após a ingestão de determinados alimentos e há listas e mais listas deles disponíveis por aí.

Aos poucos a gente vai descobrindo o que piora  as dores do NOSSO BEBÊ, e isso não vale como regra para a nossa colega, certo? Mas o fato de alguém relatar esses alimentos facilita a busca nas horas de dúvida.

Eu por exemplo já havia cortado leite e derivados, feijão e repolho. Um belo dia meu filho voltou a ter cólicas na intensidade das crises de quando eu tomava leite. Fiquei um bom tempo tentando achar o que eu tinha comido de diferente até que lembrei de uma paçoca (era fim de maio) que o marido trouxe do mercado. Não tenho hábito de comer amendoim, então fui no Google e vi que muitas mulheres relatavam a piora das cólicas com a ingesta de amendoim. Pronto. Mais um alimento para a MINHA lista.

ALIMENTOS QUE PIORARAM AS CÓLICAS DO MEU FILHO

Repolho
Feijão
Leite e derivados
Amendoim (no caso foi uma paçoca da Hersheys)
Rabanete

ALIMENTOS QUE AS (PALPITEIRAS) PESSOAS CONDENAM, MAS NÃO PIORARAM AS DORES AQUI EM CASA:

Coca cola
Café
Chocolate

Acabei mais uma vez (estragando) fugindo da cronologia das postagens, porque o Vinny teve um episódio ANIMAL de cólica na semana passada e eu acabei descobrindo, aos 43 minutos do segundo tempo, depois de SEIS frascos de simeticona, que inventei um método nada ortodoxo de controlar essas crises. Inventei na semana passada, e testei de novo hoje. Sucesso! Quer saber?? Envie seu contato numa mensagem, porque eu mesma me proibi de dar a receitinha aqui!!

Mas as opções de (tratamento) controle serao assunto para outro texto, já que terei de citar também a maldita Funchicórea.




Simeticona em gotas: Pode usar tranquila (mais que uma gota por kg, por favor!!), de preferência ANTES da crise de cólica. Mas... obviamente, não é essa a solução que eu achei!!  

42 comentários:

  1. Admito: tenho mais curiosidade do que o bom senso de não querer saber ... a Penelope está com 6 meses e felizmente as cólicas dela já passaram , também foram bem intensas, mas mesmo assim gostaria de saber ... Beijo, Lu .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, vou te responder via mensagem no Facebook, Lu!!!

      Excluir
    2. Quero saber! !!! marcelamedeiros.martins@gmail.com

      Excluir
  2. fiquei super curiosa tambem... a Melissa teve pouca colicas, mas ja fica a dica para um proximo.. manda pra mim..
    pattythober@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Juliana, gostaria, alias, estou desesperadamente de uma sugestão para as tão famosas cólicas.
    Vc poderia me encaminhar sua receitinha mágica.
    grata.
    Erica (salewski@ig.com.br)

    ResponderExcluir
  4. Olá, Ju! Gostaria muito de conhecer o seu método nada ortodóxico de controlar as crises de cólica. Porque confio que vc não inventaria nada que pudesse atrapalhar o desenvolvimento natural do sistema digestivo do bebê, mas ficar assistindo essas cólicas nada ortodóxicas sem fazer nada também não dá, concorda? Um grande abraço e parabéns pelo blog. Meu e-mail: kakaukfp@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Também gostaria de saber!
    fernandaferrazlemos@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Oi ju boa tarde...fiquei curiosa sobre a receitinha estou com uma bebe de 20 dias...tandagaldino@yahoo.com.br obrigada bjo

    ResponderExcluir
  7. Achei muito interessante me passa a receita por favor obrigada

    ResponderExcluir
  8. Giulia chora horas com cólicas, ela sofre muito, ja dou o caríssimo colikids q não resolveu 100%, então gostaria de saber, o q resolveu p vc? Odibaroncello@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Giulia chora horas com cólicas, ela sofre muito, ja dou o caríssimo colikids q não resolveu 100%, então gostaria de saber, o q resolveu p vc? Odibaroncello@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Qro saber. Josi negascimento meu face obrigado

    ResponderExcluir
  11. Qro saber. Josi negascimento meu face obrigado

    ResponderExcluir
  12. Não sei se estou conseguindo enviar meu apelo ... Kkk jfribeiro87@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Oi gostaria muito d saber meu bebê est sofrendo muito com as cólicas . martinsevelyn21@gmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  14. Oi gostaria muito d saber meu bebê est sofrendo muito com as cólicas . martinsevelyn21@gmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  15. Oi, preciso saber tb :)
    Flaviarlxl@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, preciso saber tb :)
    Flaviarlxl@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Olá, gostaria de saber também, minha bebe acabou de ter crise com cólica neste momento.
    tailianytunes@gmail.com
    Obg

    ResponderExcluir
  18. Olá, gostaria de saber também, minha bebe acabou de ter crise com cólica neste momento.
    tailianytunes@gmail.com
    Obg

    ResponderExcluir
  19. Gostaria muito de saber tenho uma bebê.
    tailianytunes@gmail.com

    ResponderExcluir